O ex-presidente e potencial candidato à corrida presidencial deste ano, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a se posicionar contra a privatização da Eletrobras. Em entrevista a uma rádio de Minas Gerais ele afirmou que é importante a sociedade se mobilizar a fim de evitar que o atual governo siga com essa medida.
A declaração ocorre no mesmo dia em que ocorre a assembleia geral de acionistas que avalia a proposta de dar continuidade ao processo de privatização. Aparentemente essa medida deverá passar pelo crivo dos investidores, pois mais cedo a estatal divulgou o resultado da votação a distância, nessa oportunidade houve a aprovação dos 12 temas que constam da pauta do dia.
Lula classificou a privatização da elétrica como “desmonte do patrimônio público” e que a estatal será vendida “a preço de banana”. Em sua avaliação, o resultado desse processo será mais desemprego, redução de salário, mais trabalho intermitente e mais trabalhadores fazendo bico, porque não terão emprego seguro.
O ex-presidente ressaltou o papel estratégico da empresa para o setor elétrico e disse que a Eletrobras pode atuar como reguladora do sistema no país para, por exemplo, não permitir aumentos abusivos das tarifas como o Brasil está vivendo agora.
![[StagePlan] - CanalEnergia - Sua fonte de informação do setor elétrico.](https://wpstageplan.canalenergia.com.br/wp-content/themes/bx-canalenergia/assets/images/logo-ce-ondemand-white.png)
![[StagePlan] - CanalEnergia - Sua fonte de informação do setor elétrico.](https://wpstageplan.canalenergia.com.br/wp-content/themes/bx-canalenergia/assets/images/logo-ce-ondemand.png)
![[StagePlan] - CanalEnergia - Sua fonte de informação do setor elétrico.](https://wpstageplan.canalenergia.com.br/wp-content/themes/bx-canalenergia/assets/images/25-years-logo.png)
![[StagePlan] - CanalEnergia - Sua fonte de informação do setor elétrico.](https://wpstageplan.canalenergia.com.br/wp-content/themes/bx-canalenergia/assets/images/25-years-logo-white.png)